O que fazer com funcionarios chegando sempre atrasado?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

É importante destacar: nem todo atraso requer um alerta vermelho ou representa um problema considerável. Seus funcionários podem não aparecer na hora correta por uma série de razões bastante justificadas, entre elas a ida a consultas médicas, questões familiares e ocorrências inesperadas.

Existe uma grande diferença entre um atraso e uma série deles, ou mesmo um quadro de absenteísmo (quando o colaborador passa a não ir mais para o trabalho).

Assim, o primeiro passo para a resolução está em identificar a questão de maneira justa e precisa.

O comportamento de um funcionário que sempre se atrasa pode desapontar e até causar um desconforto. Contudo, é essencial não perder a calma nesse momento. Procure agendar um horário, respeitando a privacidade da pessoa e levando em conta todos os aspectos do problema.

Uma vez que estejam conversando a respeito, verbalize abertamente as suas preocupações e decepções. Ouça o funcionário, caso ele tenha uma explicação para o comportamento.

Procure relevar no caso de justificativas cabíveis e use a empatia para propor melhorias. Flexibilizar os horários é uma opção viável? O trabalhador precisa de ajuda com alguma ocorrência pessoal?

O funcionário que se atrasa com frequência precisa ter contato com as consequências negativas de seus atos. Seja franco com ele – sempre de maneira gentil e evitando, sob qualquer condição, a agressividade – sobre os problemas que o comportamento traz para a empresa e suas operações.

A partir daí, desenvolva maneiras de fazê-lo compensar esse período (seja com pagamento de horas, metas ou advertências).

Por outro lado, implemente maneiras de estimular a continuidade do progresso quando ele apresentar melhoras. Destaque que está feliz pelos avanços, cumprimentando-o pelo esforço de desenvolver a questão.

Em busca de relógio de ponto e acessórios? Entre agora em contato com a Pontual Tecnologia:


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×