Direitos trabalhista sobre horários que todos devem conhecer

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

direitos trabalhista

Na correria do dia a dia de trabalho é muito comum esquecemos de nossos direitos básicos, não é mesmo? No entanto, ao ingressar em uma empresa, não podemos deixar em nenhum momento que nossos direitos sejam deixados de lado, principalmente quando falamos da jornada de trabalho. Pensando nisso, separamos alguns importantes tópicos que talvez você não tenha conhecimento.

Confira:

Intervalo para alimentação: Na clássica jornada de 8 horas, a pausa para alimentação deve ser de no mínimo uma hora e no máximo duas horas. A lei é bem clara quanto a isso. Já os colaboradores que cumprem jornada de quatro horas não têm direito, por lei, a pausa.  Quem trabalha mais de quatro horas, e menos do que seis, o intervalo obrigatório é de 15 minutos.

Horas extras: A lei só permite que o funcionário trabalhe até 10 horas por dia, por isso, somente 2 horas extras.  As empresas que adotam banco de horas, via de regra, não é nem possível marcar mais de duas horas extras por dia. A exceção a regra acontece com as categorias que cumprem o plantão de escala de 12 horas por 36.

Intervalo entre uma jornada de trabalho: entre uma jornada de trabalho e outra o funcionário precisará de até 11 horas de descanso. Assim, o funcionário não poderá ser chamado para cumprir mais uma jornada de trabalho caso o período de 11 horas de intervalo não seja cumprido.

Executivos não tem horário: executivos que tem poder de admitir, demitir e com autorização para representar o dono da empresa não estão sujeitos à jornada. Ou seja, eles não precisam marcar ponto e não irão receber horas extras trabalhadas. Diretores e gerentes graduados se enquadram neste perfil.

Para que haja uma boa organização dessas informações, o uso do relógio de ponto cartográfico passou a ser cada vez mais requisitado pelas empresas para ter um controle. Ele permite que tenha uma maior análise sobre as atividades dos funcionários e também por permitir um maior controle das horas de trabalho, já que dessa forma elas podem trabalhar encima dessa questão e melhorara produtividade da empresa


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×