Controle de hora de forma eficiente

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

controle de hora

O controle de hora é uma atividade que se tornou muito comum nas empresas, no sentido de entender o funcionário e trabalhar em pró da melhora da sua produtividade. Sendo assim, o ponto biométrico se tornou um dos modelo mais tradicionais dos relógios de ponto usados, normalmente, em empreendimentos com mais de dez empregados. A nova versão aconteceu pela aplicação do procedimento biométrico na maneira de autorizar o controle de acesso em companhias pequenas ou grandes, bem como em casas, escritórios e estabelecimentos comerciais com o intuito de aumentar a segurança.

Para quem não sabe,  assim como indica a legislação, toda empresa com mais de 10 colaboradores deve utilizar o controle de ponto, esse controle pode ser manual, mecânico ou eletrônico:

  • Manual: É o sistema de anotação simples em um livro ponto;
  • Mecânico: É o sistema que imprime os horários em um cartão de ponto de papel conhecido como Relógio de ponto cartográfico;
  • Eletrônico: Conhecido também como relógio ponto digital ou ponto informatizado, são sistemas que fazem a identificação do usuário por meio de cartões, biometria ou teclado. Se a empresa optar por esta opção, deve utilizar um equipamento que cumpra as normas estabelecidas pelo MTE e pelo INMETRO.

Existe ainda um controle de ponto alternativo que atende a portaria 373 do MTE, porém o mesmo só pode ser utilizado se for previsto em um acordo coletivo com o sindicato. Além disso existem requisitos mínimos para o sistema alternativo que devem ser seguidos. Antes de comprar o relógio de ponto pesquise se o acordo coletivo de sua empresa prevê o uso de soluções alternativas. Dentro disso, o uso do relógio de ponto ajuda na melhora da segurança da empresa e do trabalhador protegendo contra possíveis ações trabalhistas, além de reduzir o custo com horas extras e outros benefícios.

Acompanhe semanalmente nosso blog e site.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×