Como fazer o controle de horas dos seus funcionários?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A gestão de ponto deve sempre ocupar papel de destaque em qualquer companhia, já que um controle adequado da jornada dos trabalhadores pode fazer com que os gestores aproveitem todo o seu potencial e mantenha-os engajados.

Além disso, o acompanhamento da rotina dos empregados de perto permite que se tenha um controle maior sobre sua produtividade e frequência, o que influencia diretamente na rentabilidade do negócio e na continuidade de suas operações.

Para evitar que você seja penalizado e saiba como fazer um controle de horas trabalhadas eficiente e transparente do ponto dos seus funcionários, respondemos hoje as perguntas mais comuns feitas por administradores sobre o assunto

  • Ponto eletrônico: uma das maneiras mais comuns, geralmente feita com impressão digital ou cartão magnético.
  • Ponto eletrônico por aplicativo: aceito em algumas convenções coletivas. É importante que o aplicativo ou a máquina do ponto eletrônico sigam as diretrizes impostas pelo Ministério do Trabalho, que constam na Portaria 1.510/2009, o que significa que o aparelho precisa ser certificado por esse órgão.
  • Cartão de papel: ainda é permitido e válido juridicamente. É também o modo mais comum para empresas pequenas, onde o gestor está sempre presente, ou para trabalhadores domésticos.
  • Planilha com assinatura: o funcionário anota seus horários de entrada, saída e descanso, imprime e assina.
  • Logins de computador: é possível acompanhar os horários de entrada e saída do funcionário em sua estação de trabalho e usar esses registros na folha de ponto.

 

  • BiometriaDiz respeito aos relógios de ponto que fazem a leitura da impressão digital para registrar o horário de chegada e de saída dos funcionários, emitindo um recibo da marcação (excluídas as instituições listadas na Portaria 373 do MTE).

    Relógio cartográfico

    O relógio cartográfico (responsável pela expressão “bater o ponto”) é um sistema mecânico que permite que o próprio colaborador realize a marcação manual de seus horários de chegada e saída em uma ficha de papel-cartão individual que fica junto ao aparelho.

Em busca de relógio de ponto e acessórios? Entre agora em contato com a Pontual Tecnologia:


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×