Como controlar a jornada de trabalho?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

trabalho

Nem sempre o controle de horário de trabalho pode ser visto como algo negativo. Hoje em dia, o departamento de Recursos Humanos foca em otimizar a carga horário de trabalho de modo que isso aumente a produtividade de um funcionário. O uso do relógio de ponto eletrônico é essencial nestes momentos, e vale lembrar que p controle de jornada é uma obrigação das empresas com mais de dez trabalhadores, segundo o artigo 74 da CLT. A lei não especifica a maneira como esse controle deve ser feito e o empregador tem diversas opções.

  • Ponto eletrônico: uma das maneiras mais comuns, podendo ser feito com impressão digital ou cartão magnético;
  • Cartão de papel: apesar de ser uma fórmula meio antiga, ainda é muito utilizada. É também o modo mais comum para empresas pequenas, onde o gestor está sempre presente, ou para trabalhadores domésticos;
  • Planilha com assinatura: o funcionário anota seus horários de entrada, saída e descanso, imprime e assina;
  • Logins de computador: é possível acompanhar os horários de entrada e saída do funcionário em sua estação de trabalho e usar esses registros na folha de ponto.

Neste sentido, o empregador mesmo que não seja obrigado a ter o ponto dos seus funcionários registrado, poderá acompanhar o trabalho de cada funcionário, confrontando suas horas trabalhadas com sua produtividade. Cabe também ao Recursos Humanos ou quem for responsável pelo ponto do funcionário na sua empresa decidir se as faltas e os atrasos serão abonados ou não. Tais regras internas ajudam otimizar as diretrizes de uma empresa. Para lhe ajudar nesta questão, a Pontual Tecnologia está aqui! Nós trabalhamos com diversos relógios de ponto para fazer o efetivo controle de horas e melhorar as atividades da sua empresa. Entre em contato conosco!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×